Bahia ganhará nova universidade a partir de 2014

Gabrielli e Naomar

Universidade Federal do Sul da Bahia pode ser implantada no próximo ano | FOTO: Divulgação/Seplan

A partir de 2014, cerca de 14 mil estudantes serão beneficiados com a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSBA) nos Territórios do Extremo Sul, Costa do Descobrimento e Litoral Sul. Em 2020, quando a instituição chegar à sua plena capacidade, terá 18 mil alunos, em 57 cursos de graduação e 38 de pós-graduação. Esta foi à projeção apresentada pelo presidente da comissão de implantação da UFSBA, Naomar Almeida, nesta terça-feira (5), ao secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli. Durante o encontro na Secretaria do Planejamento, Naomar expôs os diferenciais da nova universidade, que aguarda a aprovação do projeto de lei que deverá ser votado ainda no mês de abril deste ano. “As atividades e programas de ensino cobrirão uma região composta por 48 municípios, possibilitando assim cobrir a defasagem na oferta de vagas para a educação superior na região”, destaca Naomar.

Para o secretário do Planejamento, com essa iniciativa, os municípios deverão se mobilizar por meio de Consórcios Públicos a fim de viabilizar o transporte e moradia adequada aos futuros estudantes universitários. “Vamos estudar a possibilidade de estender a rede de alta velocidade para a região, visto que uma parte significativa dos cursos serão ministrados através de ambientes virtuais de aprendizagem”, pontua Gabrielli. A implantação estará dividida em três ciclos, sendo que o primeiro, com início no próximo ano, ofertará bacharelados e licenciaturas interdisciplinares. Na segunda etapa está previsto a graduação nas engenharias, bacharelados em artes, bacharelados profissionais e cursos profissionais. Por fim, o terceiro e último ciclo, prevê a implantação de mestrados e doutorados.

Anúncios

Sobre Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |
Esse post foi publicado em Assessoria, Cidades, Curiosidades, Economia, Educação, Menu Principal, Política e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s