Mesmo no poder, na Chapada Diamantina o PT só entra pelas mãos de Otto Alencar

Prefeitos e políticos

Prefeitos da Chapada e políticos da base do governo | FOTO: Divulgação/Ascom/Zé Neto

Otto Alencar, vice-governador e presidente estadual do PSD, permanece ganhando espaço entre os prefeitos baianos. Na região da Chapada Diamantina pode-se dizer que “tem nadado de braçada”. No último sábado (2), o chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT) tentou marcar território inaugurando obras e acompanhando a eleição da nova direção da União dos Municípios da Chapada Diamantina (UMCD). Podemos perceber como o nome de Otto está projetado em toda a extensão da região. O pleito da UMCD aconteceu em Ubiraitá, distrito do município de Andaraí. O presidente eleito é o prefeito de Utinga, Luís Alberto Muniz (PSD). A vice é do PSB, Lenise Lopes Estrela, que é prefeita de Itaetê. A UMCD é formada por representes de diversos municípios dos territórios da Chapada Diamantina e Piemonte do Paraguaçu. O consórcio entre municípios tem o objetivo de prestar assessoria técnica, contábil, jurídica e de planejamento aos prefeitos filiados e adimplentes. Cumpre, em suma, o papel regionalizado da União dos Municípios da Bahia (UPB). Apesar de mais de 10 anos de estruturada, não se ter noticia de um consórcio firmado entre os municípios por meio da Associação. Na verdade os presidentes da entidade, ultimamente, usam o cargo para ficar mais próximos ao governo e por conta do status de presidente conseguir obras para o seu município e não para a região. Foi assim no mandato de Ivan Soares (Nova Redenção), Wilson Cardoso (Andaraí) e de João Hipólito, prefeito de Abaíra, que deu lugar a Alberto Muniz.

Rui Costa - Eduardo e Wilson

Rui Costa inaugura obra do governo em Andaraí com o secretário Eduardo Salles | FOTO: Divulgação/Casa Civil

O que os prefeitos da “panela” de Otto Alencar não contavam, foi com a presença de Rui Costa, chefe da Casa Civil do governo Wagner, que também coordena os principais projetos de combate aos efeitos negativos da seca no estado. A pergunta que se faz é: Rui Costa que é o candidato da preferência do governador Jaques Wagner, se fez presente ao evento institucional, ou foi mais um candidato à sucessão que marcou território na Chapada Diamantina? Parece que sim, já que na corrida pela sucessão o franco atirador tem sido o vice-governador Otto Alencar, que sabiamente tem usado o poder lhe concedido pelo PT, para se fortalecer na região. Na última sexta (1º), por exemplo, Otto Alencar esteve no município de Itaberaba, também na Chapada Diamantina, e participou de um evento organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social.

Com informações do Bocão News

Sobre Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |
Esse post foi publicado em Assessoria, Cidades, Curiosidades, Economia, Menu Principal, Política e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s