Estado capacita servidores para ajudar a reduzir gastos com água e luz

Reprodução
Google

A Secretaria de Administração (Saeb) realiza a partir desta terça-feira (2) mais uma etapa de capacitação dos Ecotimes – grupos responsáveis por atuar diretamente no monitoramento dos gastos de água e energia elétrica da administração pública estadual, que representam 18 unidades administrativas. O curso capacitará 240 servidores em aulas na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem). A medida integra o programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia, instituído por meio do Decreto Estadual nº 12.544, que prevê o monitoramento dos gastos com água e energia em um total de 414 prédios públicos, entre escolas, presídios e hospitais. O objetivo é ampliar o acompanhamento e a fiscalização dos gastos com estes dois itens, que juntos custam aos cofres públicos aproximadamente R$ 128,7 milhões anuais.

A primeira semana do curso tem carga horária de 14h e será ministrada até a próxima quinta-feira (4). Os servidores terão acesso a conceitos de energia elétrica, faturamento das contas de energia, sistemas de iluminação e eficiência energética, medidores, climatização predial, além do dimensionamento e manutenção das redes, com agendamento de tarefas diárias, mensais e anuais.

Nos dias 9 e 10 deste mês os Ecotimes receberão noções mais operacionais como tarifação e gestão de energia, sistemas de iluminação, climatização e eficiência e desenvolverem ações de redução do consumo e levantamento de cargas elétricas.
Com a capacitação os membros dos Ecotimes estarão preparados para executar o monitoramento dos custos e o cumprimento das metas de consumo estaduais.

“A expectativa é que as capacitações reforcem em cada membro dos Ecotimes seu papel multiplicador, favorecendo ações corretivas e preventivas na diminuição do consumo de água e luz”, diz a coordenadora do Programa de Racionalização do Consumo de Água e Energia na Saeb, Camila Azevedo.

Anúncios

Sobre Jornal da Chapada

| Bem vindo ao espaço virtual do JORNAL DA CHAPADA |
Esse post foi publicado em Assessoria, Cidades, Curiosidades, Menu Principal, Política e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s